sexta-feira, 27 de março de 2009

babuskas (ou matrioskas)

tenho ascedência polonesa por parte de pai e uma tendência a usar as cores influenciada por esse meu traço de dna polaco. além disso admiro muito os artistas gráficos poloneses e o artesanato daquele país. o uso das cores fortes, como o vermelho, amarelo e preto se sobressaem na paisagem de longos e gelados invernos sob a neve. por coincidência, minha cunhada Carol se casou com um polonês (Tomasz) e hoje vive em varsóvia. de lá me trouxe uma babuska (ou matrioska para os russos). a boneca que contém outras bonecas dentro, que são típicas dos países eslavos e uma bela obra do artesanato local. eu dei a ela o nome de berta, nome de uma tia que nem sei se conheci, mas lembro do nome que adoro. minha berta é bem tradicional. a partir dela comecei uma série de desenhos que são releituras da minha babushka. vou aos poucos colocando-as aqui. Bom final de semana!

2 comentários:

  1. Aline,

    Gostei de suas cores e de suas composições...
    Belo e poético....
    Parabéns !

    Quando puder visite meu blog também :

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    Beijo,

    Solange Maia

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Solange.
    Sabe de uma coisa, adoro eucaliptos. eles sempre me lembram um lugar que adoro, que é visconde de mauá. pra minimizar minha saudade de lá, trouxe um ramo de eucaliptos que deixo num vaso sobre a minha mesa.
    um beijo, aline

    ResponderExcluir